Unidade Maestro Cardim - Hidroterapia e Fisioterapia

(11) 3253-9123 /        (11) 94215-5028

Telefone - Unidade Maestro Cardim
WhatsApp - Unidade Maestro Cardim
WhatsApp - Unidade Ipiranga

Unidade Ipiranga - Hidroterapia, RPG, Pilates, Fonoaudiologia, Nutricionista, Pediatria e Psicólogo

 (11) 2063-2888 / (11) 2063-3138 
(11) 94215-3465

Telefone - Unidade Ipiranga

RE: 6334-SP

Image OMB

Audiometria e Reabilitação Vestibular

Audição


Por volta da 21ª semana de vida intrauterina o feto já é capaz de ouvir os sons do meio externo e gradativamente experimentará o ambiente sonoro.


Ao nascer, o bebê reconhece o som da voz da voz humana, em especial a voz da mãe, pois já possui registrado em sua memória as características particulares como o timbre e entonação da voz materna.

A Clínica Poolterapia oferece atendimento pediátrico na

A avaliação audiológica pode ser realizada após as primeiras 24 horas de vida através da Triagem Auditiva Neonatal e deverá ser repetida, por meio de procedimentos adequados à faixa etária, ao longo da vida quando houver suspeitas de dificuldades auditivas. Em indivíduos idosos, a avaliação audiológica deverá ser realizada sempre que houver queixas, devido à alta incidência de perda auditiva nesta população. 


O fonoaudiólogo é o profissional responsável pela avaliação audiológica básica, que consiste na realização da audiometria e imitanciometria.


Em alguns casos, a avaliação do processamento auditivo central também deverá ser realizada, em especial quando houver queixas relacionadas à dificuldade de ouvir em ambientes ruidosos, baixo desempenho escolar e atraso no desenvolvimento da fala, inclusive em pacientes que apresentam resultados normais à audiometria.


Segundo a Organização Mundial da Saúde, estima-se que 360 milhões de pessoas no mundo apresentam perda auditiva. No Brasil, as causas mais frequentes são infecções pré-natais, hereditariedade, intercorrências perinatais, prematuridade, doenças pós-natais, otite, exposição a sons de forte intensidade e uso de medicamentos ototóxicos. Entretanto, cerca de 30% dos casos não têm causa definida.
Converse com seu médico e procure um fonoaudiólogo. O diagnóstico precoce ajuda no direcionamento do método adequado de tratamento e reduz o impacto da perda auditiva.


Dra. Soraia Bortoletto – Especialista em Audiologia Clínica
CRFa. 2-20506



As estruturas anatômicas responsáveis pela audição humana encontram-se totalmente formadas no recém-nascido, porém, parte do sistema auditivo continua a se desenvolver ao longo da infância até a adolescência. Um ambiente auditivo rico em estimulação fornece à criança inputs responsáveis pelo desenvolvimento das habilidades auditivas e do processamento auditivo central (PAC).
A audição é um dos sentidos mais importantes para o desenvolvimento humano.  Dificuldades auditivas podem ser responsáveis por atrasos no desenvolvimento da fala, dificuldades escolares, dificuldades de comunicação e isolamento social.

Equilíbrio


Um indivíduo com crises de tontura deixa de exercer atividades do dia a dia como dirigir, trabalhar, frequentar festas, entre outras coisas. As terapias vestibulares estimulam esse sistema ajudando o indivíduo a lidar melhor com a tontura e deixar de temer situações para ele consideradas de risco, passando assim a ter uma qualidade de vida melhor, pois passa a viver normalmente.

O exame otoneurológico avalia a integridade do sistema vestibular, ou seja, do órgão que promove o equilíbrio e vias associativas, sendo o próprio sistema vestibular, a visão e a propriocepção. A associação dessas três vias possibilita o ser humano a manter-se em pé e equilibrado. O prejuízo em uma dessas vias pode causar tonturas, vertigens, náuseas, vômitos e quedas.

Faz parte da avaliação otoneurológica uma bateria de testes que identificam e localizam alterações no sistema vestibular, determinando se a causa dos sintomas é de origem vestibular periférica, nos canais semicirculares ou e origem central.


Dra. Ana Paula Bakri – Especialista em Audiologia e Otoneurologia
CRFa 2-16.116


Convênios para esta especialidade